TEMA 2: A promessa de desenvolvimento

Os avanços tecnológicos trazem hipóteses de novas ferramentas e novas utilizações que podem ser aplicadas ao contexto da educação e aprendizagem.
Novas internets
O modelo atual da internet tem algumas fragilidades, decorrentes do seu rápido crescimento e utilização massiva.
Existem projetos para criar uma nova internet mais rápida e segura de forma a servir melhor as necessidades das comunidades virtuais de aprendizagem.
Acesso à internet baseado na realidade do mundo em desenvolvimento
Em muitas regiões do mundo em desenvolvimento as infraestruturas de comunicação, já implantadas nos meios desenvolvidos, não podem ser garantidas e as comunicações suportadas por modernos computadores e sistemas informáticos não são viáveis.
Nestes casos, não se deve implementar os meios de comunicação tradicionais do mundo desenvolvido mas novos modelos que não estejam dependentes do cumprimento de etapas tecnológicas que essas regiões não viveram.
“A capacidade das sociedades em desenvolvimento contornarem algumas das etapas do  crescimento de infraestruturas (…) é a razão principal das nações emergentes se movimentarem mais rapidamente” (Fahy, página 18), e implementarem soluções tecnológicas avançadas.
Enquanto isso, os países mais desenvolvidos têm que fazer um esforço suplementar em substituírem, ou adaptarem, as suas atuais infraestruturas para fazer face às novas necessidades tecnológicas.
Software social
Software social pode ser definido como um “meio que promova a colaboração, formação e apoio/suporte de grupos” (Fahy, página 20).
São exemplos, ferramentas disponibilizadas na internet atualmente, como: salas de conversação em tempo real, fóruns, blogues, Wikis, redes sociais, jogos em rede, etc..
O software social, no contexto da aprendizagem, “estimula a aprendizagem colaborativa e orientada para a comunidade, baseada numa participação e associação voluntária” (Fahy, página 20). Evidencia, ainda, a importância da interação interpessoal para a concretização dos objetivos da aprendizagem.
De facto o software social irá refletir e facilitar essa interação, participação, colaboração.
Software Open Source
Também conhecido por software livre, é o nome que se dá aos programas cujo código de programação está aberto a modificações e é tendencialmente grátis, “como forma de promover a experimentação e a concorrência” (Fahy, página 21), por oposição ao software produzido pelas grandes multinacionais de software.
São exemplos de Software Open Source: Linux (sistema operativo), OpenOffice (pacote de programas de produtividade) , Firefox (navegador de internet), etc.
No contexto educativo, o software livre vem resolver muitos dos problemas relacionados com o acesso legal aos programas. Dado que não comporta custos financeiros (ou tem custos reduzidos) é mais fácil as instituições e os estudantes procederem à sua instalação nos seus computadores.
Por outro lado, visto que é permitida a cópia do mesmo, incentiva a partilha dos programas entre os próprios alunos conforme as suas necessidades.
O aspeto ético também é importante visto que a sua utilização (sem qualquer pagamento) e a partilha não é considerada crime, antes pelo contrário é incentivada.
Tecnicamente, e visto que se pode aceder ao código de programação, os utilizadores mais experientes podem proceder a alterações, correções e adaptações deste, melhorando o seu funcionamento.
Concluindo, a sua utilização revela um espírito de boa vontade, participação, partilha e colaboração a bem da comunidade, sem qualquer benefício económico.

Reflectindo
Considero que, os constantes desenvolvimentos das novas tecnologias trazem à educação inúmeras hipóteses de trabalho materializadas em ferramentas e conceitos de trabalho que devem ser objeto de um detalhado estudo por parte de todos os intervenientes no processo educacional.
É dever de cada um estar a tento aos desenvolvimentos destas “promessas” para que consiga retirar o melhor das suas vantagens e contornar algumas desvantagens.
Além disso, sou da opinião que a criatividade e inovação são dois fatores-chave para que a aprendizagem se realize com sucesso.

Fonte: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.