Novas internets

Existem projetos para
criar uma nova internet mais rápida e segura de forma a servir melhor as
necessidades das comunidades virtuais de aprendizagem.
Acesso à internet baseado na realidade do mundo em desenvolvimento
Em muitas regiões do
mundo em desenvolvimento as infraestruturas de comunicação, já implantadas nos
meios desenvolvidos, não podem ser garantidas e as comunicações suportadas por
modernos computadores e sistemas informáticos não são viáveis.
Nestes casos, não se
deve implementar os meios de comunicação tradicionais do mundo desenvolvido mas
novos modelos que não estejam dependentes do cumprimento de etapas tecnológicas
que essas regiões não viveram.
“A capacidade das
sociedades em desenvolvimento contornarem algumas das etapas do crescimento de infraestruturas (…) é a razão
principal das nações emergentes se movimentarem mais rapidamente” (Fahy, página
18), e implementarem soluções tecnológicas avançadas.
Enquanto isso, os países mais desenvolvidos têm que fazer um esforço suplementar em substituírem, ou adaptarem, as suas atuais infraestruturas para fazer face às novas necessidades tecnológicas.
Enquanto isso, os países mais desenvolvidos têm que fazer um esforço suplementar em substituírem, ou adaptarem, as suas atuais infraestruturas para fazer face às novas necessidades tecnológicas.
Software social
Software social pode ser definido como um “meio que promova a
colaboração, formação e apoio/suporte de grupos” (Fahy, página 20).
São exemplos,
ferramentas disponibilizadas na internet atualmente, como: salas de conversação
em tempo real, fóruns, blogues, Wikis, redes sociais, jogos em rede, etc..
O software social, no contexto da
aprendizagem, “estimula a aprendizagem colaborativa e orientada para a
comunidade, baseada numa participação e associação voluntária” (Fahy, página
20). Evidencia, ainda, a importância da interação interpessoal para a
concretização dos objetivos da aprendizagem.
De facto o software social irá refletir e facilitar
essa interação, participação, colaboração.
Software Open Source
Também conhecido por software livre, é o nome que se dá aos
programas cujo código de programação está aberto a modificações e é
tendencialmente grátis, “como forma de promover a experimentação e a
concorrência” (Fahy, página 21), por oposição ao software produzido pelas grandes multinacionais de software.
São exemplos de Software Open Source: Linux (sistema operativo), OpenOffice (pacote de programas de
produtividade) , Firefox (navegador
de internet), etc.
No contexto
educativo, o software livre vem
resolver muitos dos problemas relacionados com o acesso legal aos programas.
Dado que não comporta custos financeiros (ou tem custos reduzidos) é mais fácil
as instituições e os estudantes procederem à sua instalação nos seus computadores.
Por outro lado, visto
que é permitida a cópia do mesmo, incentiva a partilha dos programas entre os
próprios alunos conforme as suas necessidades.
O aspeto ético também
é importante visto que a sua utilização (sem qualquer pagamento) e a partilha
não é considerada crime, antes pelo contrário é incentivada.
Tecnicamente, e visto
que se pode aceder ao código de programação, os utilizadores mais experientes
podem proceder a alterações, correções e adaptações deste, melhorando o seu
funcionamento.
Concluindo, a sua
utilização revela um espírito de boa vontade, participação, partilha e
colaboração a bem da comunidade, sem qualquer benefício económico.
Reflectindo
Considero que, os constantes desenvolvimentos das novas tecnologias trazem à educação inúmeras hipóteses de trabalho materializadas em ferramentas e conceitos de trabalho que devem ser objeto de um detalhado estudo por parte de todos os intervenientes no processo educacional.
Considero que, os constantes desenvolvimentos das novas tecnologias trazem à educação inúmeras hipóteses de trabalho materializadas em ferramentas e conceitos de trabalho que devem ser objeto de um detalhado estudo por parte de todos os intervenientes no processo educacional.
É dever de cada um
estar a tento aos desenvolvimentos destas “promessas” para que consiga retirar
o melhor das suas vantagens e contornar algumas desvantagens.
Além disso, sou da
opinião que a criatividade e inovação são dois fatores-chave para que a
aprendizagem se realize com sucesso.
Fonte: Fahy, P.
(2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto
C, disponibilizado na plataforma da UC.