Conclusão

“A aprendizagem online continua a amadurecer” (Fahy, página 22) fruto da sua relação com os média e da contribuição das novas tecnologias assim como devido à utilização de uma pedagogia adequada.
Mas existem ainda constrangimentos, como os custos económicos do acesso às novas tecnologias e da aquisição e atualização dos softwares e a necessidade da formação de muitos dos intervenientes no processo de educação.
Vivemos numa sociedade em que “estamos cada vez mais a querer estar online para o vasto conjunto de finalidades, incluindo a aprendizagem” (Fahy, página 23), o que implica que todos os educadores estejam atentos a estas novas necessidades.
Penso que o processo educativo deve adaptar-se às características das pessoas e ao seu estilo de vida. Se, atualmente, as pessoas vivem “online” é normal que também pretendam aprender por este meio. 
Assim todos os intervenientes na educação devem estar preparados para responder a esta necessidade das pessoas: aprender “online”.

Fonte: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.