TEMA 1: Os média na formação a distância

A temática da utilização dos média na formação a distância leva-nos a falar de conceitos de coordenação, cooperação e co-construção na aprendizagem.
Tais conceitos têm um impacto fundamental no isolamento dos alunos, e no complemento das suas necessidades individuais de aprendizagem, e são alicerces das comunidades interativas de apoio à aprendizagem.
Estas comunidades, apoiadas pelos novos média, permitem reduzir a distância transacional através de diferentes ferramentas de interação.
Enquanto no ensino tradicional o aluno assume uma postura passiva na aprendizagem online espera-se que os alunos tenham um maior grau de autonomia e controle.
Os estudantes “online não devem apenas entender as ideias e conceitos, mas devem igualmente ser capazes de explicá-las” (Fahy, página 4) e articula-las, sendo que o processo de aprendizagem não se pretende solitário.
O diálogo é visto como uma ferramenta essencial para a interação e uma das principais funções do professor online é modera-lo para que os estudantes sejam capazes de proceder à compreensão significativa dos temas através da interação e colaboração.
Os estudos efetuados recentemente, revelam que o tipo de utilização que o estudante faz dos meios de comunicação é mais importante que aquele que o professor faz, pois é essa utilização que provoca a consolidação da aprendizagem por parte dos próprios estudantes.
Também revelam que “a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do professor com a tecnologia” (Fahy, página 5), pois o sucesso de ensino está também dependente da utilização correta das ferramentas tecnológicas que estes selecionam e a forma como as utilizam.
Assim, é de uma importância vital, para a aprendizagem dos estudantes online, que os intervenientes no processo de aprendizagem saibam escolher os meios mais adequados para cada situação de aprendizagem sendo geridos por professores experientes na sua utilização.

Reflectindo
Na minha opinião, os média, em particular as ferramentas tecnológicas associadas à internet, trouxeram à educação a distância novos paradigmas pedagógicos.
No fundo, a educação a distância tem agora mais possibilidades de cumprir os seus objetivos de aprendizagem com sucesso.
Para tal é vital que todos os profissionais da educação estejam consciencializados para a boa utilização dos média incluindo a respetiva seleção e implementação no processo de aprendizagem. 
Um boa seleção dos média, e a sua correta gestão, permite que a educação a distância assuma um perspetiva construtivista fruto da cooperação e colaboração dos intervenientes.

Fonte: Fahy, P. (2008) - As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online. Texto C, disponibilizado na plataforma da UC.